Como o Espírito Santo fala com seus filhos ainda hoje?



Olá, meninas abençoadas. Hoje quero abordar um tema muito polémico. Ele gera muita discussão entre igrejas tradicionais e igrejas pentecostais e neopentecostais. Mas é uma coisa central da nossa fé, importante para toda menina que quer seguir a Jesus. Por isso pesquisei e achei o seguinte:

Não é raro que se apresentam nas igrejas e outros lugares pessoas que alegam que o Espírito Santo teria falado com eles para fazer certas coisas. Muitas vezes são cheios de entusiasmo, mas com o tempo o que o Espírito Santo teria falado, segundo eles, não acontece e eles não tocam mais no assunto. Acontece também que pastores abusam e falam que o Espírito Santo teria falado com eles para transar com certa irmã, assumir um cargo político ou fazer outra coisa que comumente se considera pecaminosa. Como se pode saber, que foi mesmo o Espírito Santo?
No dia 10 de setembro de 2003, a ministra do exterior da Suécia Anna Lindh, mãe de duas crianças, foi brutalmente assassinada em uma loja. O assassino alegou que o Espírito Santo ter-lhe-ia ordenado matar a ministra.
Visto que muitas pessoas confundem seus próprios sonhos ou até insinuações do diabo com a voz do Espírito Santo ou de Deus em geral, alguns teólogos conservadores defendem a teoria que o Espírito Santo jamais fala diretamente às pessoas. Se muito, fazia isso antigamente, mas não estaria mais falando, já que todos têm acesso à Bíblia e podem se informar nela a respeito da vontade de Deus. Alguns teólogos deixam a impressão que um cristão que recebe uma revelação em forma de sonhos, vozes, pensamentos e mais deve ser sempre vítima de truques do diabo.
Porém, isso significaria, em consequência, que milhões de cristãos fossem dirigidos pelo diabo. Durante a segunda guerra mundial, em momentos de constrangimento, muitos cristãos recebiam uma ajuda milagrosa. Em meio de cidades em chamas, as bombas caindo ao redor, uma mão invisível ou uma voz guiaram muitos para um caminho certo, que eles andavam como em transe e que os salvou. Muitos conhecem fenômenos semelhantes da própria vida, quando uma voz enigmática, que não se ouve como uma voz humana, mas também não chega à mente como um mero capricho próprio, indaga, por exemplo, para não tomar certo caminho, não entrar em certo ônibus etc., e depois a pessoa chega a saber, que se tivesse insistido em passear pelo local, teria sofrido um acidente. Quase todos passaram já por tais situações. Se isso fosse obra do diabo, restaria a pergunta: por qual motivo o diabo agiria a favor de cristãos?

Outro fenômeno muito conhecido é a inspiração na música. Nas obras dos grandes compositores como Johann Sebastian Bach sentimos uma grande força espiritual, mesmo em obras meramente instrumentais ou em línguas estrangeiras, que não entendemos. Um compositor hábil consegue inventar uma música sozinho, sem inspiração, seguindo somente as regras para composições, mas às vezes ele sente uma força alheia em si, que lhe dirige a mão e acorda as melodias e harmonias dentro da sua alma sem ele mesmo entender, e ele se sente como se um outro fosse escrevendo a música através dele. As músicas mais exímias surgiram dessa maneira.
Já o primeiro reformador evangélico Martinho Lutero sabia deste fenômeno. Ele destaca entre várias músicas inspiradas o hino “Veni sancte spiritus”, que seria não somente inspirado, mas ditado literalmente pelo Espírito Santo.
A inspiração não se limita na música, mas pode também ajudar a um artista, que escreve uma poesia ou um outro texto, a um pintor, a um pastor, que elabora seu sermão e a qualquer outra pessoas, que produz algo, ligado a Deus em oração e espírito reto.

Também em nossas orações, sermões e testemunhos espontâneos o Espírito Santo pode agir e falar. Isso acontece “quando alguém medita bem no fundo de seu coração” os feitos divinos e “os contempla com admiração e agradecimento”. “Esse prorrompe em fervor e geme mais do que fala; as palavras fluem por si mesmas, sem serem cogitadas, nem elaboradas, de forma que com elas borbulha o próprio espírito”. Isso é do próprio Lutero, fundador de uma das igrejas evangélicas mais tradicionais. Mas hoje justamente as igrejas tradicionais são que negam as vezes que o Espírito Santo age assim e querem regular e limitar a ação dele.
Ao outro lado existem igrejas, que responsabilizam o Espírito Santo por tudo. Se um crente entra uma loja e sente um impulso para comprar certo objeto, provavelmente não foi o Espírito Santo, mas o gosto e desejo da própria pessoa que causaram este impulso.
Mas quem vive uma vida pura e sempre ligado a Deus na oração, pedindo a Ele constantemente orientação, tendo sua vida totalmente entregada a Deus, pode aprender diferenciar entre a voz de Deus e outras influências. Mesmo assim ficam muitas vezes dúvidas.

Concluamos, então, que o Espírito Santo tem várias formas de se manifestar.

Nunca, porém, ao que saibamos, o Espírito Santo fere as suas próprias leis divinas. Por isso é necessário conhecer a vontade de Deus da Bíblia. Se alguém ouve, então, uma voz ordenando-lhe que assassine, deve saber, que essa não pode ser a voz de Deus. E mais: Já que temos a Palavra de Deus na Bíblia, o Espírito Santo na maioria das vezes nem responde a uma oração, quando pedimos algo, que não concorda com a Escritura. Imaginem um homem casado, que quer namorar com uma moça muito atraente e ora assim: “Deus, Tu sabes, que minha esposa é muito fria e eu não aguento mais a situação. Sei, que é errado trair a ela, mas eu me sinto muito  bem com essa moça e preciso do amor dela. Mas mesmo assim renunciaria o amor dela, se fosse contra Tua vontade. Por isso vou esperar ainda uma semana. Se tu realmente não queres que eu tenha um caso com ela, peço por um sinal. Prometo que obedecerei a ele.”
Esse homem não vai receber uma resposta, porque ele pode conhecer a resposta da Escritura, e provavelmente ele também já a conhece no fundo de seu coração.


Excluindo esses casos, restam as formas de manifestação mencionadas no início, e outros semelhantes. Também nesses casos fica sempre a incerteza, se foi realmente a voz de Deus ou uma ideia do nosso próprio cérebro. Aí precisamos de muito cuidado para não atribuir tudo ao Espírito Santo, mas também não podemos excluir essa possibilidade. Seria bom falar abertamente com um pastor e outros irmãos sábios, para tirarmos as dúvidas e sermos aconselhados em tais casos.

Casos estranhos e contraversos:
O Espírito Santo pode falar a uma menina para andar sem calcinha?

Uma menina de minha congregação de 15 anos me revelou, que ela anda para igreja e muitas vezes também para outros lugares de saia sem calcinha. Ela contou que pergunta há três anos sempre o Espírito Santo pela roupa, que ela deve usar, e que Ele sempre respondia. Mas agora, há um ano mais ou menos, Ele exige que ela ande sem calcinha. Já que ela não tem outra escolha, ela obedece. Eu falei que poderia causar problemas para o conceito da igreja, se descobrem na escola, que ela anda sem calcinha, mas ela disse que se o Espírito Santo mandou para ela andar se, calcinha, Deus vai protegê-la. Ela confia em Deus. 
O que está acontecendo? Será que a menina mente? Ou será que o Espírito Santo está provando a obediência dela? Ou será que Ele quer forçar a menina de ser mais humilde e submissa? Ou será que tudo tem um fim superior oculto para nós? O que vcs acham?

Um rapaz escreveu que deve ser mentira da menina, porque o Espírito Santo jamais ordenaria isso. Uma leitora, no entanto escreveu:
A gente teria que ver com a menina, se é realmente a voz do Espírito Santo. Embora que não seja pecado andar sem calcinha, porque se fosse pecado, Maria e todas as outras mulheres da história seriam culpadas disso, duvido se o Espírito Santo está atrás dessa mensagem. É muito fácil confundir a voz do ES com próprios desejos e até com a voz do diabo. Temos que falar com a menina, se ela sabe dessa distinção. Em geral a voz do ES leva a uma alegria sobrenatural e inexplicável. As próprias ideias aparecem às vezes como relâmpagos na mente, mas não deixam essa felicidade. A voz do diabo não sei distinguir, mas ao que me falaram a voz parece de alguém que fica atrás do ouvido da pessoa. Se fosse realmente a voz do ES, a explicação mais simples seria, que a menina tem algum tipo de fungo ou outro mal na bucetinha e o ES quer curâ-la. Pode ser tb, que o ES prova só a obediência dela.
Outra leitora escreveu:
Ela deve obedecer e depois, na noite, agradecer a Deus pelo aviso. Na oração ela vai sentir no seu coração, se Deus está contente com ela ou se está com raiva, porque ele não gostou. Andar sem calcinha não e pecado. No país de meu pai Vietnã nas regiões rurais todas as meninas andam sem calcinha. Se vadear um rio ou côrrego, os meninos tentam ver as bucetinhas rsrs

Um comentário:

  1. quero mamar um pastor na vigília...sou evangélica so dou o cuzinho caminho até o talo...bucetinha ta virgem

    ResponderExcluir